É com grande alegria que sinto este regresso do Rally a Portugal. Muitas recordações veem à memória, algumas boas e outas menos boas. Faltar às aulas, mentir aos pais, andar à boleia, noites a dormir no carro, subir serras, andar kilometros a pé, apanhar pó, lama, frio, chuva ... era uma semana de loucos. Tudo para ver alguns carros passar por breves instantes. Mas valia a pena... se valia... Lembra tambem o saudoso Luis que com 16 anos que faleceu num acidente de Moto quando já regressavamos a casa. Quanto a este ano tenho muita pena que o rally não seja norte, fico-me pela TV e com a esperança de que para o ano o Rally volte cá e que seja realizado aqui em "cima". Breve história do evento
Desde os seus primórdios, em 1900, o Automóvel Club de Portugal (ACP) é o mais importante clube nacional de desporto motorizado que organiza corridas de automóveis e Rallys em Portugal.Em 1967, e após um elevado número de eventos nacionais, o ACP decidiu organizar um evento internacional, apoiando o interesse da TAP, a transportadora aérea nacional. No seguimento do sucesso alcançado, o TAPRally de Portugal foi admitido no Campeonato Mundial de Rallys em 1973, o primeiro ano desta competição.Desde essa data e até 2001, o TAP Rally de Portugal, o Rally de Portugal –Vinho do Porto e, recentemente patrocinado de novo pela TAP, o Rally dePortugal esteve entre os melhores eventos do mundo, conquistando por cinco vezes o título de “Melhor Rally do Mundo” e, em 2000, um outro prémio importante: “Melhor Rally do Ano”. Depois disso, a FIA decidiu retirar o Rally de Portugal do Mundial. Este ano, é o regresso
Palmarés
I 1967 Carpinteiro Albino – Silva Pereira Renault R8 Gordini II 1968 Tony Fall – R. Crellin Lancia Fulvia HF III 1969 Francisco Romãozinho – Jocames Citroen DS Proto IV 1970 Simo Lampinen – J. Davenport Lancia Fulvia HS V 1971 Jean-Pierre Nicolas – J. Todt Alpine Renault 1600 VI 1972 A. Warmbold – John Davenport BMW 2002 Ti VII 1973 Jean-Luc Thérier – J. Jaubert Alpine Renault 1800 VIII 1974 Rafaelle Pinto – A. Bernacchini Fiat 124 Abarth IX 1975 Markku Alén – Kivimaki Fiat 124 Abarth X1976 Sandro Munari – S. Maiga Lancia Stratos HF XI 1977 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 124 Abarth XII 1978 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 124 Abarth XIII 1979 Hannu Mikkola – A. Hertz Ford Escort RS 1800 XIV 1980 Walter Rohrl – C. Geistdorfer Fiat 131 Abarth XV 1981 Markku Alén – I. Kivimaki Fiat 131 Abarth XVI 1982 Michèle Mouton – F. Pons Audi Quattro S1 XVII 1983 Hannu Mikkola – A. Hertz Audi Quattro S2 XVIII 1984 Hannu Mikkola – A. Hertz Audi Quattro S2 XIX 1985 Timo Salonen – S. Harjanne Peugeot 205 T16 XX 1986 Joaquim Moutinho – Edgar Fortes Renault 5 Turbo XXI 1987 Markku Alén – I. Kivimaki Lancia Delta 4WD XXII 1988 Massimo Biasion – C. Cassina Lancia Delta Integrale XXIII 1989 Massimo Biasion – T. Siviero Lancia Delta Integrale XXIV 1990 Massimo Biasion – T. Siviero Lancia Delta Integrale XXV 1991 Carlos Sainz – Luis Moya Toyota Celica GT Four XXVI 1992 Juha Kankkunen – J. Piironen Lancia Delta Integrale XXVII 1993 François Delecour – D. Grataloup Ford Escort Cosworth XXVIII 1994 Juha Kankkunen – Nicky Grist Toyota Celica GT Four XXIX 1995 Carlos Sainz – Luis Moya Subaru Impreza 555 XXX 1996 Rui Madeira – Nuno Silva Toyota Celica GT Four XXXI 1997 Tommi Makinen – Seppo Harjanne Mitsubishi Lancer Evo IV XXXII 1998 Colin McRae – Nicky Grist Subaru Impreza 555 XXXIII 1999 Colin McRae – Nicky Grist Ford Focus WRC XXXIV 2000 Richard Burns – Robert Reid Subaru Impreza WRC XXXV 2001 Tommi Makinen – Risto Mannisenmaki Mitsubishi Lancer Evo VI XXXVI 2002 Didier Auriol – Thierry Barjou Toyota Corolla WRC XXXVII 2003 Armindo Araújo – Miguel Ramalho Citroen Saxo Kit Car XXXVIII 2004 Armindo Araújo – Miguel Ramalho Markku Alén Piloto com maior numero de vitórias 5 1975-1977-1978-1981-1987 Um abraço ZéTó Etiquetas: wrc |