Para assinalar a data, a OMS recomenda a proibição total do fumo nos locais públicos fechados e de trabalho, lembrando que a cada oito segundos morre uma pessoa vítima de uma doença relacionada com o tabagismo.
Subordinada ao tema «Criar com prazer ambientes 100 por cento livres de fumo - zero por cento de fumo, 100 por cento de liberdade», a campanha mundial deste ano pretende chamar a atenção para o direito a ambientes livres de fumo e a um ar limpo e saudável.
A OMS estima que cerca de 200 mil trabalhadores não fumadores morram todos os anos vítimas do fumo dos colegas e que 700 milhões de crianças respirem o ar poluído pelo fumo do tabaco, sobretudo quando estão em casa.
Os números apresentados no site da OMS revelam que, actualmente, um em cada dez adultos morre devido ao fumo, sendo que se o padrão actual se mantiver, em 2020 o tabaco será responsável pela morte anual de 10 milhões de pessoas. A OMS sublinha ainda no site que o tabaco é a «principal causa de mortalidade evitável no mundo, sendo responsável pela morte de cinco milhões de mortes todos os anos». Fonte: Lusa Um abraço ZéTó
Etiquetas: sociedade |