A 25 de Março, Pedro de la Rosa, enviou um mail para Fernando Alonso referindo essa distribuição de pesos do monolugar italiano, com um detalhe impressionante, de ambos os Ferrari no GP da Austrália.
Depois, Fernando Alonso respondeu, referindo que «a distribuição de pesos deles surpreende-me. Não sei se será 100% fiável, mas pelo menos chama a atenção.»
De novo, Pedro de La Rosa replicou:
«Toda a informação da Ferrari é fiável, pois vem de Nigel Stepney, o antigo chefe dos mecânicos. Não sei que posição tem ele lá agora. É a mesma pessoa que nos disse que o Kimi ia parar na volta 18 na Austrália. Ele é muito amigo do Mike Coughlan, o nosso Chefe de Projecto, e ele disse-me isso.»
O Conselho Mundial concluiu que:
- «Mike Coughlan tinha muito mais informação do que a que foi apreciada inicialmente, e recebeu informação de forma sistemática, durante várias meses.»
- «A informação foi disseminada entre, pelo menos Pedro de La Rosa e Fernando Alonso, dentro da equipa McLaren.»
- «A informação disseminada na McLaren incluía não só informação técnica altamente sensível, mas também informação secreta relativa à estratégia desportiva da Ferrari.»
- «Pedro de La Rosa, no exercício das suas funções, pediu e recebeu informação secreta da Ferrari, duma fonte que ele sabia ser ilegítima, e expressou o propósito de testar essa informação no simulador.»
- «A informação secreta foi partilhada com Fernando Alonso.»
- «Houve a intenção clara por parte de várias pessoas da McLaren, em utilizar informação classificada da Ferrari, nos seus próprios testes. Se isto não foi levado a cabo deveu-se ao facto de razões técnicas não o terem permitido.»
- «O papel de Mike Coughlan, dentro da McLaren (como é perceptível agora por este Conselho Mundial) colocaram-no numa posição em que o seu conhecimento dos segredos da Ferrari iria influenciar positivamente o seu trabalho
Assim não.... Isso chama-se batota.
Um Abraço
ZéTó